Termos e condições gerais de venda

Artigo 1. Exigibilidade

1.1 Estes termos e condições gerais de venda aplicam-se automaticamente a qualquer venda de produtos (doravante denominados "Produtos" ou "Objetos de Pedido") pela R2MS (doravante denominada "R2MS"), em particular on-line no site r2ms17.dev-webadn.com  (doravante denominado "o Site") de qualquer comprador (doravante denominado "o Cliente") que os aprove e que reconheça ter pleno conhecimento deles e, portanto, renuncia ao direito de invocar qualquer documento contraditório e, em particular, seus próprios termos e condições gerais de compra. Consequentemente, o facto de efetuar uma encomenda implica a aceitação e adesão plena e sem reservas por parte do Cliente às presentes condições gerais de venda, com exclusão de todos os outros documentos do Cliente ou da R2MS, tais como prospetos, catálogos, etc. e que são apenas indicativos. Nenhum documento diferente destes termos e condições pode criar quaisquer obrigações por parte das partes ou derrogar estes termos e condições, a menos que seja objeto de um documento escrito assinado pelas partes ou de uma menção no despacho aceito ou nas condições especiais de acordo com o Artigo 2.

1.2 O Cliente concorda que a R2MS pode modificar posterior e razoavelmente estes termos e condições e que a sua relação será sempre regida pelos últimos termos e condições em vigor no dia da encomenda.

 

Artigo 2. Formação de contrato

2.1 Os pedidos de Produtos são feitos diretamente no Site. O Cliente também pode enviar as suas encomendas por e-mail para o seguinte endereço: contacto@r2ms.fr. Todos os pedidos devem fornecer o endereço de entrega desejado, endereço de cobrança, número do pedido, data do pedido, referências, quantidade e especificações relacionadas aos Objetos do Pedido. Uma ordem contendo informações incompletas ou errôneas pode resultar em erros ou atrasos que não podem ser atribuídos à R2MS.

Salvo indicação em contrário, em caso de silêncio da R2MS por vinte e quatro (24) horas, as ordens transmitidas à R2MS são consideradas aceitas e o contrato concluído.

2.2 Em caso de cotação, a proposta técnica e comercial elaborada pela R2MS é uma oferta de contratação (doravante "Condições Especiais"). Os Termos e Condições Especiais são válidos por 30 dias a partir da data de sua criação, salvo disposição em contrário. O contrato é formado apenas pela aceitação sem reservas do Cliente das condições estabelecidas nas Condições Particulares.

Na prática, o Cliente expressa o seu consentimento enviando de volta por correio ou fax as Condições Especiais assinadas, ou fazendo uma encomenda referindo-se expressamente às Condições Particulares.

O benefício do pedido é pessoal para o Cliente e não pode ser transferido de forma alguma sem o consentimento prévio por escrito da R2MS.

2.3. O Cliente não pode, em caso algum, cancelar ou modificar o contrato celebrado de acordo com as disposições acima (doravante "Contrato") por sua própria iniciativa. Em qualquer caso, qualquer pedido devidamente feito deve ser pago na data de vencimento acordada.

 

Artigo 3. Preço

3.1 Os preços são detalhados no Contrato, excluindo quaisquer informações, informações e características que apareçam em catálogos, prospectos, preços, fichas técnicas, fotografias ou outros documentos publicados pela R2MS que são fornecidos apenas para fins informativos.

3.2 Os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio, nomeadamente devido a qualquer impacto que possa ter impacto no preço das matérias-primas, alterações ou obsolescência da referência do produto. A R2MS informará o Cliente sobre isso. Os preços modificados serão então aplicáveis aos pedidos futuros do Cliente.

3.3 Os preços são em euros, excluindo impostos e quaisquer sobretaxas, e de acordo com o incoterm EXW local (ICC 2010) de R2MS.

 

Artigo 4. Pagamento

4.1 Para qualquer compra de Produtos online no Site, o preço é devido integralmente no momento do pedido diretamente no Site, por um dos seguintes meios de pagamento:

-Cartão bancário

- Autorização de débito direto

-Transferência bancária

Uma vez efetuado o pagamento no dia da encomenda e cobrado o valor correspondente pela R2MS, a R2MS emitirá uma fatura marcada como "paga" e enviá-la-á ao Cliente.

Para qualquer compra de Produtos que não seja no Site, as faturas emitidas pela R2MS são pagas na sua sede social, num prazo que, salvo disposição em contrário no Contrato, é de 30 dias no final do mês a contar da data de emissão da fatura. Salvo disposição em contrário no Contrato, nenhum desconto será pago pela R2MS em caso de pagamento antecipado. A R2MS reserva-se o direito de adaptar as condições de pagamento aplicáveis à situação financeira do Cliente e/ou de condicionar a execução das encomendas em curso à prestação de garantias adicionais ou ao pagamento prévio dos Artigos da Encomenda.

4.2 O Cliente não pode invocar qualquer causa para adiar ou modificar as condições de pagamento, em particular uma disputa sobre a qualidade ou não conformidade dos Objetos do Pedido ou um atraso na entrega. Em particular, nenhuma redução de preço pode ser feita pelo Cliente sem o acordo da R2MS.

4.3 Qualquer fatura vencida e não tenha sido paga integralmente pelo Cliente tornará este último responsável por força de lei, sem necessidade de notificação formal:

- uma sanção pecuniária compulsória de mora à taxa de juro aplicada pelo Banco Central Europeu à sua última operação de refinanciamento, acrescida de dez pontos percentuais,

- o pagamento de uma indemnização de 40 euros devida a título de despesas suportadas com a cobrança da dívida,

- o pagamento imediato de todas as facturas ainda não vencidas,

- pagamento imediato das encomendas já aceites pela R2MS em conformidade com o disposto no artigo 2.º.

A R2MS terá ainda o direito de cancelar as encomendas em vigor, sem prejuízo de reclamar danos e/ou resolução do Contrato.

 

Artigo 5. Entrega

5.1 A entrega dos Produtos está sujeita ao pagamento integral do preço pelo Cliente, conforme definido no Artigo 4.

5.2 Salvo disposição em contrário no Contrato, os Produtos serão entregues ao Cliente por encomenda postal ou qualquer outro meio de transporte escolhido pela R2MS para o endereço indicado no Contrato de acordo com o Incoterm (ICC 2010) EXW no armazém da R2MS. 

O transporte dos Produtos é, portanto, realizado por conta e risco do Cliente. Assim, se a R2MS for responsável pelo transporte até ao local indicado no Contrato, é apenas como agente do Cliente. Os custos de entrega serão, portanto, totalmente refaturados ao Cliente. Se o envio dos Produtos for atrasado por qualquer motivo, fora do controle da R2MS, a R2MS poderá decidir armazenar e manusear os Produtos, se necessário, por conta e risco do Cliente. Estas disposições não alteram as obrigações de pagamento do Cliente.

5.3 A menos que exista um prazo firme acordado no Contrato, os prazos de entrega são indicados apenas para fins informativos e o Cliente não pode confiar neles para reclamar o cancelamento da encomenda, penalizações ou compensações, e/ou a recusa de pagamento do preço ou dos depósitos previstos no Contrato.

5.4 Se o Cliente, no momento da entrega, notar defeitos aparentes (ausentes ou danificados) além da tolerância razoável de acordo com os costumes da profissão, ele deve imediatamente fazer suas reservas ao transportador na guia de remessa do transportador, mesmo que o envio tenha sido feito por conta e risco da R2MS. Estas reservas devem ser confirmadas à transportadora por carta registada com aviso de receção ou por qualquer outro meio escrito adequado no prazo máximo de três (3) dias úteis após a entrega em França e no prazo de sete (7) dias úteis nos restantes países. Uma cópia dessas reservas e esta carta serão enviadas para R2MS.

 

Artigo 6. Responsabilidade

6.1 A oferta da R2MS, conforme previsto no Contrato, baseia-se exclusivamente nas especificações fornecidas pelo Cliente. Considera-se que o Cliente está totalmente familiarizado com os Itens do Pedido que está adquirindo e reconhece que foi capaz de obter e compreender as informações relacionadas aos pedidos. O Cliente determina sozinho o destino e o uso dos Produtos. Qualquer solicitação do Cliente para modificar as especificações em relação à oferta feita pela R2MS é feita sob a responsabilidade única e exclusiva do Cliente. Da mesma forma, quaisquer especificações incompletas podem levar a erros que nunca podem ser atribuídos ao R2MS.

6.2 A R2MS não pode ser responsabilizada perante o Cliente em nenhuma circunstância quando os Itens do Pedido entregues estiverem de acordo com os pedidos. O cumprimento da ordem é avaliado por referência ao Contrato.

Da mesma forma, a R2MS não pode ser responsabilizada em caso de erro causado pela falta de informações comunicadas pelo Cliente.

6.3 O Cliente também é responsável pela implementação e instalação dos Produtos de acordo com as normas, melhores práticas e regras de segurança.

6.4 A R2MS não assume nenhuma obrigação de garantia além de quaisquer garantias legais.

Em particular, a R2MS nunca pode garantir o desempenho ou a adequação dos Objetos do Pedido para uma finalidade específica, se esses elementos não estiverem expressamente declarados no Contrato e se este não especificar expressamente tal garantia.

6.5 Em caso de dúvida quanto à interpretação de uma cláusula ou na ausência de uma menção que permita determinar com precisão a extensão das obrigações da R2MS, o Cliente reconhece que as obrigações da R2MS serão entendidas como obrigações de meios. 

6.6 A R2MS pode sempre impedir uma ação de responsabilidade colocando-a em conformidade ou substituindo um Objetivo da Ordem não compatível.

6.7 EM QUALQUER CASO, EXCETO EM CASO DE CULPA FRAUDULENTA, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA A RESPONSABILIDADE DA R2MS PODERÁ EXCEDER O VALOR PAGO PELO CLIENTE EM TROCA DE SUAS OBRIGAÇÕES.

A R2MS não pode ser responsabilizada em nenhuma circunstância por quaisquer danos imateriais e/ou indiretos, em particular perdas operacionais, perda de clientes, danos comerciais, danos à imagem da marca, resultantes da posse ou uso dos Itens do Pedido.

6.8 Qualquer contestação por parte do Cliente sobre o cumprimento adequado pela R2MS das suas obrigações contratuais deve ser justificada e ser objeto de uma carta registada com aviso de receção enviada no prazo máximo de um ano após o alegado incumprimento.

Não fazer isso constitui uma renúncia por parte do Cliente ao direito de criticar o desempenho adequado pela R2MS de suas obrigações contratuais.

 

Artigo 7. Retornar

Nenhum Produto pode ser devolvido à R2MS sem o seu consentimento prévio. Em caso de aceitação, os custos de transporte serão da exclusiva responsabilidade do Cliente, salvo acordo em contrário da R2MS.

Após o acordo sobre a devolução, a R2MS só emitirá uma nota de crédito se os Produtos forem recebidos em perfeitas condições e após verificação e aceitação pela R2MS. A R2MS reserva-se o direito de aplicar um desconto de preço proporcional à condição do Produto, a porcentagem do desconto dependendo exclusivamente do critério da R2MS.

 

Artigo 8. Cláusula de reserva de propriedade

TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE  DOS OBJETOS DO PEDIDO AO CLIENTE ESTÁ SUJEITO AO PAGAMENTO EFETIVO DE SEU PREÇO TOTAL EM PRINCIPAL, JUROS E ACESSÓRIOS.

Para qualquer método de pagamento, em particular a ordem de pagamento, o pagamento só será considerado como tendo sido feito no momento da cobrança efetiva. No entanto, a transferência de riscos deve ser efectuada em conformidade com o disposto no artigo 5.1.

 

Artigo 9. Propriedade intelectual

9.1 Em geral, o Contrato não implica qualquer transferência dos direitos de propriedade intelectual associados aos Objetos do Pedido para o Cliente. Todos os planos, documentos e dados técnicos, avisos, amostras ou qualquer outro documento fornecido ao Cliente no contexto da execução do Contrato pela R2MS ou presente no Site (em particular fotografias), bem como, quando aplicável, os direitos de propriedade intelectual relacionados a eles, permanecem propriedade exclusiva da R2MS e/ou dos fabricantes do produto. O Cliente não pode, portanto, comunicá-los a terceiros sem o consentimento prévio da R2MS.

9.2 O Cliente autoriza a R2MS a usar seu nome e logotipo para referência comercial.

 

Artigo 10. Força maior

10.1 Inicialmente, os casos de força maior na aceção do artigo 1218 do Código Civil suspenderão as obrigações das partes. No caso de tal evento, as partes se esforçarão de boa fé para tomar todas as medidas razoavelmente possíveis para continuar a execução do contrato. Se os casos de força maior durarem mais de 60 dias, este contrato poderá ser rescindido por iniciativa de qualquer das partes, sem direito a indemnização de nenhuma das partes.

10.2 São expressamente considerados casos de força maior, para além dos habitualmente aceites pela jurisprudência do Tribunal de Cassação  : bloqueio, greve, epidemia, acidente, mau tempo excepcional, interrupção ou atraso no transporte, impossibilidade de fornecimento ou qualquer outro evento fora do controle da R2MS que resulte em desemprego total ou parcial na R2MS, seus fornecedores ou subcontratados, ou torne a produção impossível ou ruinosa, o bloqueio total ou parcial dos meios de comunicação, incluindo redes.

 

Artigo 11.º - Resolução

A R2MS tem o direito de rescindir o Contrato por força de lei, por carta registrada com aviso de recebimento:

-  em caso de incumprimento total ou parcial das suas obrigações por parte do Cliente, em particular da sua obrigação de pagamento, trinta dias após uma notificação formal enviada por carta registada com aviso de receção e que tenha sido infrutífera;

- em caso de alteração desfavorável da situação financeira ou comercial do Cliente, que possa levar a uma inadimplência no pagamento.

Em caso de rescisão do Contrato, a R2MS será liberada de sua obrigação de entrega. Reembolsará quaisquer quantias pagas pelo Cliente por ordens ainda não executadas, exceto quando o cancelamento for motivado por falha por parte do Comprador. A R2MS não deve qualquer compensação ao Comprador.

 

Artigo 12.º – Dados pessoais – Lei da Proteção de Dados de 6 de janeiro de 1978

12.1. O Cliente é informado e aceita que, ao fazer um pedido, a R2MS pode armazenar, processar e usar os dados mencionados no pedido para fins de processamento do mesmo, de acordo com as disposições da Lei de Proteção de Dados de 6 de janeiro de 1978, alterada pela lei de 7 de outubro de 2017. Caso contrário, a R2MS não poderá processar seu pedido.

Essas informações são estritamente confidenciais e destinam-se apenas a R2MS. É conservado por um período de 3 anos a contar da última relação comercial.

12.2 De acordo com os regulamentos, o Cliente tem o direito de acessar, retificar, excluir e portabilidade de seus dados, o direito de limitar o processamento, de se opor ao processamento, o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade supervisora e fornecer instruções sobre o destino dos dados após sua morte.

 

Artigo 12.º - Tolerância - Nulidade parcial

12.1 O facto de a R2MS não fazer uso de qualquer uma das disposições das presentes condições gerais não pode, de forma alguma, ser interpretado como uma renúncia da sua parte a utilizá-la posteriormente, em particular o facto de não reclamar um atraso no pagamento.

12.2 O eventual cancelamento de uma cláusula não afetará a validade das demais cláusulas aqui contidas.

 

Artigo 13.º - Resolução de litígios

13.1 Todas as cláusulas contidas nestes termos e condições gerais, bem como todas as transações contratuais neles referidas, estão sujeitas à lei francesa, com exceção de qualquer acordo internacional.

13.2 PARA QUALQUER LITÍGIO DECORRENTE DAS TRANSAÇÕES REFERIDAS NESTES TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS, MESMO NO CASO DE MÚLTIPLOS RÉUS OU RECLAMAÇÕES DE TERCEIROS, APENAS O TRIBUNAL COMERCIAL DE VIENA SERÁ COMPETENTE.

 

Artigo 14.º -Prova

Em caso de litígio, as partes acordam em considerar o fax e o e-mail como um texto original válido como prova perfeita e renunciam ao direito de contestar este meio de prova, a menos que a sua autenticidade seja contestada.